sexta-feira, setembro 23, 2005

Ao Fiel Amigo Barbeiro...

Barbeiro.JPG

Hoje vou falar dessa lenda de homem, que durante centenas de anos, permaneceu íntegro e do qual temos imenso respeito, ficando imortalizado, por um tal que viveu em Sevilha. Esse homem é o Barbeiro.

A Barbearia é aquele lugar mítico do social. Noutros tempos era lá que se tratavam certas maleitas, onde se fazia a barba e se cortava o cabelo. Hoje apenas serve para os ditos cuidados capilares, relegando as outras funções para pessoal mais competente.

A Barbearia é um local recatado, situado nos subúrbios da cidade, ou num lugar onde a marginalidade se faz passar pela rua, onde a prostituição se tornou um hábito e onde o tráfico de droga é uma normalidade e por isso, já ninguém se importa com isso.

É neste local onde se conversa sobre os últimos reforços do Benfica (clube do povo!!!), onde se falava sobre o pénalti mal anulado à Académica, da crise dos aumentos dos impostos, da alteração do horários dos autocarros, da época das vindimas, das mulheres, dos males da sociedade e dos políticos…

É aqui onde se lêem as revistas (masculinas!!!) do mês passado, os diários desportivos do dia, onde se ouve as noticias na rádio e onde se apreciam as meninas que passam na rua.

É onde se afogam lágrimas, onde se contam tristezas e alegrias. Aqui o barbeiro é o nosso confidente, o nosso psicólogo e aquilo que apenas queríamos fazer, era simplesmente cortar o cabelo ou fazer a barba e acabamos por aprender várias coisas, sobre os mais diversos assuntos.

Os clientes são vários e da mais diversa estirpe.

Há o bêbedo que vai lá de 3 em 3 meses, quando já tem o cabelo tão encarquilhado que já não se consegue pentear, pois também ele, já não toma banho à vários dias.

Há o ciganito que, por razões óbvias, vai lá muito raramente (não tem dinheiro para tal) e apenas se desloca à escola, pois a professora, mandou uma carta para casa, porque o menino andava a infestar a escola toda com piolhos.

E depois há Sr. Dr. que vai ao barbeiro todos os meses, pois pensa que ir ao barbeiro é muito másculo, e como tem de manter uma imagem a defender tem de manter o cabelo apresentável, aproveitando o tempo também, para vangloriar-se do seu trabalho.

Enfim!!!, muito mais haveria por dizer sobre esta personagem, ficou aqui a homenagem a todos os barbeiro, por prestarem tão respeitável serviço público, de inegável importância.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tomei a liberdade de adicionar o teu blog aos meus links. Passarei aqui mais vezes. Um abraço

Nunito disse...

Ok!!! Quando eu quando tiver um pouco mais de tempo e actualizar o blog, eu prometo que também meto aqui um link para o teu blog... eu depois faço-te umas visitinhas... Fica bem!!!