segunda-feira, setembro 05, 2005

Fogo!!! o mesmo Problema em Todos os Verões

Fogo.JPG

E pronto!!!, chegou assim ao fim o Verão…

Para a semana, lá eu tenho que me deslocar a porcaria da escola, para me matricular e pagar as malfadadas propinas.

Enfim!!! foi um Verão bem triste pelo menos na Região Centro, em particular aqui na região de Coimbra, cujo os fogos encarregaram-se de destruir pinhais, plantações e casas, ameaçando a vida a muito boa gente.

Parece que é o fado de Portugal nos últimos tempos… chega o Verão e começam os incêndios. Todos dizem que “para o ano vai haver menos problemas desta estirpe”, acontece que todos os anos, a nossa fauna florestal decresce e os problemas inerentes a ela continuam a persistir (porque será?…).

A verdade é que muitos deste incêndios, são provocados pela mão do próprio Homem e não são causados por causa naturais. Serão os fogos evitáveis? Acho que sim!!! Mas a questão essencial deste problema, reside nas convicções que levam estes Pirómanos, a tomarem tal atitude e realizarem actos deploráveis, contra a “Mãe Natureza” e essencialmente, contra as pessoas e até contra eles próprios.

E qual será o castigo para estas pessoas? Queimá-las também? Prende-las? Trabalho Comunitário? Enfim!!!… muito se tem discutido acerca deste assunto e muitas são as soluções para castigarem estes verdadeiros “Talibans” da Ordem Pública e da Estabilidade Social, mas concordo que algo se deve fazer, para se castigar estes indivíduos.

Para agravar este problema dos fogos, ainda temos de acrescentar a falta de água que existe em Território Nacional, que não permitiram o combate eficaz ao fogo… o problema é que com a falta de zonas arborizadas que o fogo provocou e se o inverno (ao que tudo indica) irá ser chuvoso, de certeza que vai haver muitas cheias por esse País fora. Tudo porque os solos, não vão ser capazes de reter muita quantidade de água e esta vai sobrecarregar rios e os esgotos.

Bem!!!, tal como diz o ditado “uma tempestade nunca vem só”… mas também resta-nos a esperança que “depois da tempestade sempre chegue a bonança”…

Enfim!!! Somos mesmo um País sem sorte nenhuma…

2 comentários:

Anónimo disse...

É o que eu sempre digo: ao menos somos os primeiros em alguma coisa!

Nunito disse...

Infelizmente tens toda a razão... parece que é a ideia que os Portugueses têm de se destacar... assim sempre damos mais nas vistas, mas pelas coisas más!!! Portate!!!