terça-feira, maio 31, 2005

Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco

cigarro.JPG

Hoje, dia 31 de Maio, é o Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco.

Não vou falar dos malefícios que o tabaco pode causar, pois todas as pessoas conhecem, as doenças que este, pode causar, mas pura e simplesmente ignoram-nas.

O tabaco é das principais causas de morte por cancro do pulmão, de cancro da laringe entre outros. Talvez poucos conheçam, que um simples cigarro, contém, centenas de substâncias químicas, que potenciam o cancro, mas isso é um facto.

Muitos dos fumadores continuam a fumar, porque julgam-se imunes ao cigarro e só depois de diagnosticado o cancro, ou quando aparecem no hospital com sintomas de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crónica), nomeadamente cianose, dificuldades respiratórias, adejo nasal, entre outras, é que deixam de fumar.

É que aqui, já não há nada a fazer, lembrem-se o que o povo diz: “mais vale prevenir que remediar”, e neste aspecto (tal como em outros) é muito importante prevenir.

Fumar, tornou-se um hábito social tolerável (embora seja prejudicial à saúde). Nas discotecas, nos cafés, nos bares, até (infelizmente) nos Hospitais.

É que até mesmo o pessoal da saúde, que sabe como ninguém, o que o hábito de fumar significa, continua a realizar este acto. É uma das coisas que não intendo. O pior é que fumam e prejudicam os seus doentes.

Digo isto porque, quando os vejo à porta do IPO, andam a fumar com a bata do serviço vestida e quando vão tratar dos seus utentes, aposto que nem se dignificam a despir a bata ou a lavar as mãos, e devido a isso os seus utentes inalam o fumo do tabaco, ou seja são fumadores passivos.

Muitas das pessoas não levam à letra a célebre frase que diz: “que a liberdade de um acaba, quando atinge a liberdade do outro”. Neste problema, é bastante evidente esta afirmação, já que os que mais sofrem deste problema, são os fumadores passivos e não os activos.

Eu sempre que posso, tento fazer uma pequena Sessão de Educação para a Saúde, sempre que alguém me vem pedir cigarros, ou sempre que alguém me pede um isqueiro. Alguns ainda, reconsideram e voltam atrás na decisão de fumar, mas sei que isso será apenas de pouca duração.

Enfim, o tabagismo envolve muito dinheiro e por muito que se faça, a problemática dos fumadores, é daquelas questões que nunca irá acabar, por muitos esforços que se façam.

Fica a esperança que nós, Futuros Enfermeiros, consigamos despertar os mais jovens para evitarem fumar… (embora toda gente sabe que o exemplo deve vir de cima, por isso, também é importante os pais e outros familiares dessas crianças, deixem de fumar… lembrem-se da teoria de Bandura!!!)

2 comentários:

Anónimo disse...

Não fumo, mas tenho mto medo pelo meus exmo digníssimo namorado e pai, que fazem esse lindo favor de fumar! Bem que os tento demover, mas nem com tentativas agressivas, do género, vais morrer com cancro, lá chego!... http://sunshine.blogs.sapo.pt/

Nunito disse...

Desculpa só responder agora à tua mensagem…, mas mal vale tarde do que nunca!!! Bem!!! é sempre de louvar a tua atitude perante o teu namorado e o teu pai, vai continuando a chamá-los a atenção, às vezes a persistência dá resultados outra vezes… nem por isso… por vezes é necessário acontecer alguma desgraça para certas pessoas mudarem os seus estilos de vida e tomarem ao comportamentos aceitáveis e saudáveis para consigo mesmos (espero que no teu caso não se chegue a este ponto). Portate Bem!!! e vai passando de vez em quando neste Santo Bloguinho!!!