terça-feira, maio 03, 2005

Hoje o Doentinho Sou Eu

Doentinho.JPG

Hoje quem é o doentinho,… sou eu. Quem precisa de cuidados de saúde,… sou eu.

Estou aqui, em frente ao PC, cheio de cefaleia, cheio de sudorese e com diversos sintomas sub-febris.

Parece que os Enfermeiros, não são imunes,… também nós ficamos doentes. Sim, também nós, de vez em quando, temos o direito de ficar doentes.

Muitas pessoas pensam, que ter febre é mau. Acontece que a febre, é um sintoma que diz que o nosso organismo, está a combater uma bactéria, ou um virús patogénico, que penetrou no nosso organismo e está a tentar “defender-se” dele, tentando deste modo anula-lo. É um sintoma inato a todos nós, embora seja muito desconfortante.

Acho que algum estaphylococus aureus, anda a fazer das suas, no meu organismo. Só espero é que os meus linfócitos cumpram o seu dever.

Bem!!!, resta-me drogar-me em antipiréticos e deitar-me na cama com um termómetro na boca, à espera que amanhã seja um dia melhor…

8 comentários:

Anónimo disse...

As melhoras!

Anónimo disse...

Bem… isso é que são sintomas à luz do “dicionário médico”! Humm, estou a ver. Pretexto ideal para se ter à cabeceira uma enfermeira (que preencha a farda com tudo o que é preciso), aos pés uma massagista (já agora uma entorse, não?!) que preencha os requisitos que só uma “Tatiana” brasileira, com curvas que fazem concorrência a São Bento da porta Aberta, preenche. E uma mãe pronta a levar o belo do xarope de cenoura (para evitar a tosse do menino), ou então, o cházinho de limão com uma avantajada colherzita de mel… ki bom! E é se, antes, não te obrigou a sorver (só mesmo assim) a canjinha de galinha caseira (olha a mais valia) – que foi a Ti Gertrudes que, tão gentilmente, ofereceu apetitoso bichano criado a base de milho e couves caseiras sem qualquer produto químico, natural ou assim assim (para ela o adubo é uma espécie de naftalina das couves, aquilo desperta a couve que há em cada semente, e jamais será um produto químico; os fertilizantes também fogem à regra; tantas excepções à regra que quase são verdadeiras regras à excepção)! Segue-se o verdadeiro ritual contemporâneo: droga-te que é bom! Ao menos já sentes tontura alucinante em vez de “sintomas sub-febris”, ou um ataque felicidade temperado com um convulsão de risos antecedidos de uma crise de “yoo, vamo voar cara?!”, substituindo a sensação de cefaleia. Nem os teus linfócitos têm um “poder terapêutico” tão apurado, aqui o que conta é ter “chita”!!! É caso para dizer que a droga é uma verdadeira “imunoglobulina” (creio que é esta a designação dada para anticorpos ou algo de género; em caso de não ser, meus mil perdões por tão grande ofensa às ditas cujas) mascarada de erva (para se parecer com Lúcia-lima – é sempre relaxante!) e não só. É uma rapariga “multifacetada”. Bleib cool und gute besserung!

Nunito disse...

Obrigado pela vossa preocupação (ou então não!!!). Estive algum tempo sem aqui vir, por isso é que só estou a responder agora. É só trabalho!!! Sim Bela, é imunoglobina que se diz... mas vais-me ter que explicar o que querias dizer com "Bleib cool und gute besserung",... ou tu estavas engasgada ou então, isso é mesmo alemão puro. Fiquem Bem!!!

Anónimo disse...

Ok, primeiro pontuaste mal vírus, não é "virús"!! Depois dizes que a "febre" é um bom meio de defesa do organismo, porque ajuda matar microorganismos e no fim dizes que te vais drogar em antipiréticos!! Então? Assim vai desaparecer a tão útil febre!!! Tens de te explicar melhor!! Um abraço

Anónimo disse...

Pois é Nuninho....futuro senhor enfermeiro....assim não cativas os doentes!! Tens que trocar esses "palavrões" por palavras que se percebam miudo!! Eu confesso...não entendi nada desses palavrões.. ps: o q eu gosto mesmo é de te tirar do sério..eheheheh

Nunito disse...

En?gma!!! Por acaso não reparei nesse erro, Obrigado. Quanto à febre (ou hipertermia, se bem que só é considerada hipertermia acima dos 40,6º) é causada por um desequilíbrio de termoregulação que previne uma alteração do hipotálamo. As anomalias cerebrais, as substâncias tóxicas pirogénicas (como bactérias, ou vírus) e uma temperatura ambiente elevada, são a causa desta alteração. Frente a uma invasão microbiana, a febre é um mecanismo de defesa, e que aumenta a produção de anticorpos, por um aumento do metabolismo. Foi por isso que eu disse: “Acontece que a febre, é um sintoma que diz que o nosso organismo, está a combater uma bactéria, ou um vírus patogénico, que penetrou no nosso organismo e está a tentar “defender-se” dele, tentando deste modo anula-lo. Não disse que ela matava microorganismo, simplesmente era um meio indirecto, para os combater. Antes disso, disse que: “Estou aqui, em frente ao PC, cheio de cefaleia, cheio de sudorese e com diversos sintomas sub-febris.” Logicamente que uma pessoa normal, irá tomar algum antipirético, para diminuir estes sintomas, que, ao longo do tempo, se tornam muito incomfortáveis. Daí eu ter dito que: “Bem!!!, resta-me drogar-me em antipiréticos e deitar-me na cama com um termómetro na boca, à espera que amanhã seja um dia melhor…” Depois desta explicação, espero que estejas mais esclarecido. Abraços!!!

Nunito disse...

Sofia!!! Trocar por miúdos? Hummm!!! olha que a pedofilia é crime!!! (tava no gozo!!!) Então não percebeste, o que queria dizer, cefaleia e sudorese foi? Se foi isso então aqui vai: CEFALEIA é dores de cabeça e SUDORESE é transpirar, suar. Um medicamento antipirético, é aquele que (a grosso modo) diminui a temperatura. Um exemplo deste tipo de medicamentos é a Aspirina ou o Ben-U-Ron (ou se preferires em nome genérico ácido acetilsalicílico e paracetamol). Pois!!! gostas de me tirar do sério… Beijos!!!

Anónimo disse...

nossa ... eu.. to ate sem palavras.. depois da explicaçao da febre ... sou tec em enf. ha 6 anos e nunca ouvi 1 explicaçao explicadamente explicada rsrsrsrs. mas valeu aprendi mais sobre esse sintoma sintomaticamente falando.. va em frente vc serah 1 grande enfermeiro..