quinta-feira, maio 19, 2005

João o Grande

joao manuel.JPG

Ontem, para além da derrota da Sporting na taça UEFA (que dominou os temas dos telejornais de hoje), faleceu um grande homem, do mundo do desporto. Esse Homem foi João Manuel.

O futebolista João Manuel, que interrompera a carreira por sofrer de esclerose múltipla, morreu ontem no hospital Nossa Senhora da Oliveira, em Guimarães. João Manuel Loureiro dos Santos, contava com 37 anos e era natural de Moimenta da Beira. Foi jogador (entre outros clubes) da Académica, do União de Leiria e do Moreirense (seu último clube, onde chegou mesmo a iniciar esta época, tendo mesmo jogado, em duas partidas).

A esclerose múltipla é uma doença do Sistema Nervoso Central, lentamente progressiva, que se caracteriza por placas disseminadas de desmielinização (perda da substância –mielina- que envolve os nervos) no crânio e medula espinhal, dando lugar a sintomas e sinais neurológicos sumamente variados e múltiplos, às vezes com remissões, outras com exarcebações, tornando o diagnóstico, o prognóstico e a eficiência dos medicamentos discutíveis.

Não existem causas conhecidas para a esclerose múltipla. Contudo pensa-se que esta tem origem em anomalias imunológicas, infecções produzidas por um vírus latente e mielinólise por enzimas (destruição da mielina por enzimas).

Os pacientes referem problemas visuais, distúrbios da linguagem, da marcha, do equilíbrio, da força, fraqueza transitória no início da doença, em uma ou mais extremidades, dormência e com períodos às vezes de melhoras e pioras (entre outros).

A evolução é imprevisível e muito variada. No início, podem haver períodos longos de meses ou anos entre um episódio ou outro, mas os intervalos tendem a diminuir e eventualmente ocorre a incapacitação progressiva e permanente. Alguns pacientes tornam-se rapidamente incapacitados. Contudo, quando a doença apresenta-se na meia-idade, a progressão é rápida e sem melhoras e às vezes fatal em apenas um ano.

Foi isto que aconteceu a João Manuel. Considerado por todos um atleta exemplar, João Manuel, que até sentiu o apoio dos amigos do futebol, no dia 8 de Março, numa partida que em Coimbra, reuniu jogadores de todos os clubes da Superliga, não conseguiu “correr” mais que a doença, que “cavalgou” de forma mais galopante que ele.

Resta deixar aqui, a minha humilde homenagem, a um homem, que tinha um modo especial, de estar no futebol e na vida.

Por tudo isto:

Obrigado João!!!

Sem comentários: