quinta-feira, dezembro 18, 2008

Um Ano Depois...

E faz hoje um ano que tudo começou...

Há exactamente um ano atrás vivi emoções díspares que tanto me alegraram e ao mesmo tempo me apoquentaram com o que a vida me reservava...

Foi há um ano atrás que comecei a trabalhar no Hospital de Faro... recebi a notícia de uma forma inesperada, que caiu como uma bomba em tudo aquilo que planeava para mim...

Vim para baixo apenas com uma mala de roupa e 100 € no bolso e tive de começar do zero... do zero meesmo... não conhecia ninguém, nem sequer tinha sitio para pernoitar na noite em que vim... foi tudo feito em cima da hora, sem aviso prévio e com um total desconhecimento daquilo que aqui em baixo me esperava... o que é certo é que ao meio-dia do dia seguinte, já tinha a farda vestida e já estava a exercer a profissão que sempre desejei ter...

Deixei pessoas importantes em Coimbra, perdi contacto com os amigos, os familiares... transformei-me noutra pessoa...

Foi essa transformação que custou mais... todos aqueles que deixam a vida de estudante para entrarem no mercado de trabalho passam pelo mesmo... (aqueles que já vivenciaram isto sabem perfeitamente do que estou a falar!) o problema é que eu estava a 500 km's de casa e essa transformação foi muito mais difícil do que a maioria de vocês...

Tive que reaprender tudo... a adquirir novos hábitos de vida, a ser mais responsável, a aprender a viver sozinho sem a ajuda dos pais, ter que trabalhar para pagar todas as contas mensais, ter que sustentar uma casa com todas as responsabilidades inerentes a ela, ter que cozinhar para comer... viver longe de quem me é (porque afinal continuam a ser) mais importante...

Sofri, chorei, estive à beira de desistir... mas ultrapassei tudo isso!

Sei que tive altos e baixos ao longo deste ano... sei que levei outros a sofrerem por mim... sei que tive alguns mal entendidos, que me tornaram em algumas circunstâncias fraco, inútil e inseguro... mas um ano depois estou diferente!

Não sou o Míudo que era... agora sou um Homem... um Homenzinho que dá os primeiros passos na vida adulta... deixei definitivamente a adolescência, o "ninhozinho" criado pelos pais e sou um adulto que dá passos seguros, firmes na sua afirmação pessoal e profissional... que sabe o que quer para si e para os outros que o rodeiam, que tem poder de decisão, autonomia e total liberdade de escolha com livre arbítrio para escolher o que quer que seja... com quem quer que seja...

Hoje não tenho medo... não tenho porque afinal de contas perdi tudo, bati no fundo, voltei das cinzas... e ganhei imenso. Afinal de contas tornei-me melhor... só não vê quem não quer abrir os olhos...

Tenho orgulho naquilo que conquistei e naquilo que hoje sou...

Hoje tenho quase tudo... claro que falta o "quase"... sempre faltará o "quase" porque um Homem sem sonhos, projectos de vida, ambições... não é um Homem... ninguém pode andar feito "passarinho no ar"... é preciso caminhar, construir e progredir... só assim vale a pena viver!

Continuo a ir a Coimbra regularmente, porque a minha "alma" está lá e preciso de reencontrar-me com ela para recarregar baterias, descansar o corpo, rir e divertir-me... afinal sempre serei de Coimbra e um dia hei-de definitivamente regressar, para nunca mais de lá sair...

Um ano depois... Eu Sou Assim... e taanto que aqui fica por escrever, taanto mesmo... mas como isto não passa mais do que um mero desabafo... fico-me por aqui!

Inté...


PS to someone (porque tem de ser): Não me poderia esquecer a cena de cinema que me fez viver naquele dia... Dou por mim choroso em plena estação de comboios a pensar em Si... e você largou tudo e veio ter comigo... e por duas vezes... já na Toga não estava à espera, mas a estação de comboios foi a cereja em cima do bolo... fez-me lembrar o "Pearl Harbour" - if I tell her not to come, and she comes... then i know she loves me... e não é que veio meesmo... <3

Sem comentários: