domingo, outubro 31, 2004

Haloween, Dia dos Finados e... Propinas

Haloween.JPG

Hoje é Haloween, ou Dia das Bruxas.

Trata-se de uma celebração com origem nos Celtas, assinalando o novo ano dos druidas (sacerdotes). Para eles, o dia 31 de Outubro, era a noite em que uma divindade voltava com os espíritos dos mortos. Assim, saíam da obscuridade, bruxas, fantasmas e duendes, para prejudicar, as pessoas.

Para os Celtas, o dia 1 de Novembro, correspondia ao primeiro dia do ano (sendo o dia do Deus Sol.). Eles acreditavam que, com o novo ano, eram abertas, as portas de ligação entre o reino dos mortos e o reino dos vivos.

Nos Estados Unidos, é o dia, onde as crianças aproveitam para pedir doces às pessoas e para fazer travessuras às pessoas de quem menos gostam.

Cá em Portugal, temos uma tradição mais ou menos parecida com esta. Esta tradição é chamada de “Dia dos Finados”.

Neste dia, as Pessoas visitam os cemitérios, onde se encontram enterrados, os seus familiares, que já faleceram e as crianças fazem aquilo a que se chama de “Bolinhos e Bolinhós” (pelo menos, era assim, que eu chamava, a estas brincadeiras que fazíamos neste dia).

Na minha infância, gostava sempre de me juntar com uns 5 ou 6 colegas meus, para fazer estas brincadeiras.

Fazíamos sempre umas caixas de caixote com uma “carantonha” feia ou furávamos umas abóboras em forma de cara e íamos pedir dinheiro às pessoas. Se elas não nos dessem nada, fazíamo-lhes umas traquinices.

No início da noite ou no dia anterior, fazíamos sempre um plano de ataque. Ou seja, combinávamos quem é que fazia a ronda pelas ruas da cidade, então fazíamos grupos de três e depois cada grupo fazia o peditório à rua que lhe competia ir. Quando um dos grupos acabava a ronda, trocava com os do outro grupo. Assim cada rua era corrida duas vezes pelo nosso grupo, o que trazeria lucros a dobrar.

No final, fazíamos uma fogueira e reuníamos todos à volta dela, para verificar e dividir o dinheiro e os doces, que tínhamos feito, uns com os outros. Passando a noite a contar histórias de terror e a assustarmo-nos uns aos outros.

Enfim, velhos tempos!!!

Se quiserem um conselho meu, acho que devíamos ir pedir os “Bolinhos e Bolinhós” ao Ministro da Educação e ao Reitor da Universidade de Coimbra. Assim, já podemos juntar algum dinheiro para pagar os 880 € de Propinas que os Alunos da Universidade têm que pagar (… Era uma ideia!!!… Não falo por mim, mas falo por vocês).

Fiquem Bem!!!

PS: Soltem o João… lol!!! (apesar de já o terem soltado)

Sem comentários: