sábado, novembro 13, 2004

A Saúde pela "Hora da Morte"

Enfermagem.JPG

Nós últimos tempos, muito se tem especulado, sobre as funções que os Enfermeiros desempenham.

De repente, todas as pessoas se viraram contra os Enfermeiros, considerando por vezes a profissão de Enfermagem como uma parasita que se aglomera e se amontoa nos Hospitais Portugueses em particular e Mundiais em geral.

Somos maus, somos inúteis, somos incompetentes, somos tudo aquilo que as pessoas querem que sejamos.

Contudo algumas perguntas deverão ser feitas, antes de toda esta inútil discussão:

Mas afinal quais são as funções dos Enfermeiros?

Será que o verdadeiro senso comum sabe quais são as nossas funções?

De certeza que não. Pois se realmente o soubessem, não quereriam substituir os Enfermeiros por Técnicos Auxiliares de Acção Médica.

Antes de voltar a este assunto, gostaria de realizar uma outra questão:

Mas afinal quem são os Técnicos Auxiliares de Acção Médica?

Os Técnicos Auxiliares de Acção Médica, são pessoas com o 9.º ano ou pouco mais que isso, que tiraram um curso intensivo, de alguns meses, que os habilitam ao auxilio de cuidados de saúde aos indivíduos hospitalizados.

Como tal, os Técnicos Auxiliares de Acção Médica, não se apercebem de determinados sintomas e sinais que os indivíduos possam apresentar, não sabem realizar nenhum tipo de diagnóstico, nem tão pouco sabem planear algum tipo de acção hospitalar.

Não quero com isto, denegrir a imagem destas pessoas. Mas afinal, não lhes são ensinadas a avaliar certos sintomas. Eles apenas se limitam a auxiliar os Médicos ou Enfermeiros.

Digo isto, pois medir, toda as pessoas sabem fazer; executar, todas as pessoas sabem realizar determinado acto (quando devidamente ensinadas); agora, avaliar, já nem todas as pessoas o conseguem fazer.

Avaliar, implica muitos conhecimentos. Implica conhecer bem os sintomas das pessoas, saber de onde eles surgem e conhecer os métodos e as técnicas para os tratarem.

Então, se os Técnicos Auxiliares de Acção Médica, não têm formação para avaliar, para prescrever ou para diagnosticar, porque é que querem que eles substituam os Enfermeiros?

Será uma medida para poupar dinheiro? (pois é mais barato empregar um Técnicos Auxiliar do que um Enfermeiro… e mesmo assim somos mal pagos, pois somos pagos como um curso bacharelato, quando Nós possuimos um grau de licenciatura… mas isso já é mais culpa da nossa Ordem, que não luta pelos nossos direitos).

E porque será que estas medidas estão a tentar ser implementadas?

Será por culpa do Ministério, que agora quer tentar tirar lucros com a Saúde?

Ou será culpa dos próprio Enfermeiros, que relegaram funções suas, a profissionais não qualificados, para as realizar?

Certamente que, tudo isto terá uma explicação lógica e claro, interesses mesquinhos, estarão sempre por de trás de todas estas especulações.

Bem!!! resta aos futuros Enfermeiros esperar por um futuro risonhos, pois como diria um certo ditado popular:

“Com a Saúde não se brinca!!!”

17 comentários:

Anónimo disse...

É bem! É bem! Santos....... Vamos mandar pó caralho este governo que nos kerer deixar sem emprego(pa sobrar + dinheiro pós tachos),não se importando nada comm a qualidade de merda ke estão a kerer dar à saúde kom a atribuição de competencias de ENFERMAGEM a um grupo de Carniceiros!! sem instução nenhuma!! ke não seja o ke lhes ensina o Castel Branco na merda dos serôes da TVI....

Nunito disse...

Pois é isso mesmo Pegão, querem-nos atirar areia para os olhos, mas não nos podemos deixar levar por essas lérias. Fica bem!!! PS: tem cuidado com a merda da linguagem, caralho!!!

Anónimo disse...

A nova luta dos enfermeiros Antes era uma luta mesquinha contra entre aspas os médicos.A eterna rivalidade e insegurança contra os médicos agora voltou-se contra os auxiliares. Afinal o que quer esta classe de trabalhadores? Deviam definir-se. A classe de ajudantes de enfermagem foi criada porque havia necessidade de apoio aos enfermeiros e foi destituída pelos mesmos acharem que já não havia necessidade Agora pretende-se criar uma classe nova baseada nas antigas características dos ajudantes de enfermagem e eles temem. Mas porquê?Têm medo de haver menos vagas de enfermeiros e mais de auxiliares?Mas nós devemos todos pensar no bem do doente e do pais no geral.Com esta classe o pais poderá poupar mais dinheiro sem perder a qualidade de serviço ao doente.Em Espanha assim acontece e parece-me bastante válido o sistema. Mas volto a perguntar.Que temem os enfermeiros.Na Amadora-Sintra vi muitas vezes auxiliares porem soros, regulá-los, verem temperaturas e nunca ouvi nenhum enfermeiro contestar. Será que é bom ter auxiliares que lhe façam o trabalhinho deles enquanto fumam descansadinhos nos seus gabinetes e enquanto recebem o deles?

Anónimo disse...

As pessoas não são bestas.As pessoas já estiveram hospitalizadas ou familiares seus.E não adultere o que o Estado quer.Não seja mentiroso seu enfermeiro talvez de meia tijela.Tem um curso talvez superior mas isso não faz de si á priori um bom profissional.Ainda existem enfermeiras com o 5º ano antigo que se calhar nem aos pés delas vocês chegam, seus enfermeiros de gabinete que só querem é fumar e jogar nos computadores que os doentes ficam para nmós vigiarmos.Cambada de preguiçosos

Nunito disse...

Parece que estás muito mal informado sobre o que é a Enfermagem e o que é ser Enfermeiro. Qual luta contra os Médicos? A única luta existente entre os Enfermeiros e os Médicos é a de que a profissão de Medicina estar na Universidade e ter muitos privilégios e a profissão de Enfermagem não ser considerado um curso Universitário e se quisermos progredir na carreira temos de nos deslocar a Espanha para tirar Doutoramentos, pois isso não nos é permitidos realizar aqui em Portugal … felizmente que, possivelmente daqui a dois anos, com a união das Escolas de Enfermagem isso já será possível cá em Coimbra. Quando ao que tu dizes sobre ajudantes de Enfermagem, infelizmente os ajudantes só realizam essas tarefas, pois os inúteis dos Enfermeiros dessas alas Hospitalares o permitem realizar, porque tal como eu disse mudar um soro todas as pessoas sabem realizar, agora saber quais as razões que levaram a essa mudança, saber porque é que um indivíduo está a levar o soro, saber quais os efeitos do soro no organismo, saber se da próxima vez é necessário haver maior quantidade de soro por unidade de tempo a ser ingerido pelo organismo, … aposto aquilo que tu quiseres, que eles já não o sabem realizar. Concordo com o que tu dizes de os Enfermeiros estarem fechados nos seus escritórios a fumarem o ser cigarrinho (isso também não deveria ser permitido dentro de uma instituição Hospitalar). Infelizmente como todas as profissões existem bons e maus profissionais e a Enfermagem não foge a regra. Detesto também ver Enfermeiros na rua com a sua bata de trabalho vestida e depois vão para dentro das Enfermarias cuidarem de pessoas imunodepremidas, ou espirrarem e limparem a mão à bata… é assim que surgem as infecções hospitalares… mas compete-nos a Nós Futuros Enfermeiros, combater isso a todo o custo. Quanto às tuas acusações, felizmente a “carapuça” não me serve (embora conheça muito boa gente assim), mas não concordo com o que tu dizes de as Enfermeiras com o 5.º ano de escolaridade saberem mais coisas que os Enfermeiros de hoje (embora também haja excepções)… é que é por causa delas que a Enfermagem está como está. Pois outrora a Enfermagem embora não fosse considerada uma licenciatura era de um bom posto social, e como tal muitas das pessoas iam para Enfermagem, não como vocação mas como alternativas válidas. Acontece que é por causa disso, que os auxiliares desempenham as funções que desempenham, pois são principalmente essas pessoas (como tu dizes) com 5.º ano, que estão sentadas no seu gabinete a fumar, enquanto os auxiliares desempenham as funções que deveriam ser desempenhadas pelos profissionais de Enfermagem (se tu perguntares como é que essas pessoas chegaram a Enfermeiros… vais perceber as minhas palavras). Gostei da tua opinião, vai exactamente de encontro a opinião geral do senso comum… acontece que, essas medidas mais cedo ou mais tarde, irão colocar ainda mais a situação da saúde Portuguesa, mais caótica do que já está. Fica Bem!!!

Anónimo disse...

Mto triste o q acabei de ler...parece-m a mim q os tecnicos a.a.m (c/ varios anos de profissao) td o q sabem aprenderam c/ os enfermermeiros,q tal cm aqui está a ser referido s calhar relegaram algumas funçoes a pessoas capazes. D qlqr forma tnho a certeza q tal cm sempre ( e na minha sincera opiniao, assim deve continuar)todo o serviço prestado por estes profissionais será sempre supervisionado por 1 seu superior,neste caso o Enfermeiro. O q s irá passar é q o tecn. auxiliar n ira fzr nada d novo,nd q n faça actualmente ou seja : seguir instruçoes dos seus superiores hierarquicos sejam medicos ou enfermeiros.O q me pareçe é q o perfil do actual tec. aux mtas vezes nao é o correcto, mas mais uma vez a culpa é d alguem,ate pq nos hospitais publicos ( plo menos)a seleçao de pessoal auxiliar é feita pelos srs. enfermeiros da direçao de enfermagem! sem mais e com mt respeito por todos os trabalhadores da area de saude, 1 bem haja pq o problema (dos enfermeiros e tecnicos)NAO É por ai!

Anónimo disse...

pois é meu caro........ até podes ser um bom enfermeiro mas isto kero te dizer..... vai dar uma volta dakelas pa nao voltar pk te explico.... eu sou auxiliar de acção médica com muito orgulho com o 12º ano e não fui pa enfermagem porque nao kis ser meskinha e nariz empinado como aparentas ser.... nós auxiliares de acção médica só não sabemos diagnosticar algumas doenças ou situações pk vossas excelencias ñ se dão ao trabalho, melhor, ao cuidado de explicar ao auxiliar k vocês tanto precisam (pk certamente ñ és tu k lavas a "m****" das arrastadeiras nem as desinfectas como devem ser)......... ñ temos formação pk pessoas como tu ñ kerem nos dar essa formação, e mais nem te digo pk se tu és mal pago.... imagina nós k nos dedicamos (lavamos, limpamos, cuidamos...) dos doentes com uma miséria de 457euros mensais e vós, coitados com 1000 e não sei quantos euros.... K SERA DA VOSSA VIDA COM TAO POUCO DINHEIRO, NÃO É?........ e nós.... te pergunto?

Anónimo disse...

Falas muito mas alegras pouco. Diz antes que muita merda de enfermeiro não presta nem para colocar pedras da calçada. O medo de muitos profissionais de enfermagem é que o auxiliar de acção medica tenha mais formação para fazer muita coisa que até aliviava o enfermeiro. Mas como muitos desses enfermeiros apesar de serem incompetentes estao protegidos pelo canudo estao a exercer a sua profissão sem amor há camisola. Nao metam o auxiliar de acção medica como o bode espiatória duma politica vossa.

Anónimo disse...

Estou a formar-me como auxiliar de acção médica e estou a adorar. Gosto muito do ramo da saúde, meu Pai era enfermeiro e talvez seja por isso a minha vocação.Já não sou muito novo, mas espero poder alcançar a minha felicidade exercendo uma coisa que gosto.Gostava de conhecer pessoas quejá trabalhassem na saúde, para trocar conversas, amizade.

Anónimo disse...

ÉS UM BURRO. SE NÃO EXISTISSEM OS A.A.M., TU É QUE TERIAS DE FZER O TRABALHO TODO E DEPOIS NÃO QUERIAS. FALS DE BARRIGA CHEIA, PORQUE GANHAS BEM. RESPEITA OS OUTROS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, EMBORA DE CATEGORIA PROFISSIONAL MAIS BAIXA QUE A TUA, MAS TODOS PRECISAMOS DELES. ATÉ TU.

Anónimo disse...

És mesmo porcalhão! Devias valorizar os A.A.M. porque eles colaboram em muita coisa. Deves ser mais um enfermeirito frustrado por não teres tido médias para Medicina.-E agora andas a limpar cús, ou não?

Anónimo disse...

Até te esqueces que um dia, tu ou qualquer familiar teu poderá precisar da colaboração do Auxiliar. É por causa de pessoas nojentas como tu que a enfermagem está como está. Só manias, e não percebo porquê! E para trabalhar mais vale estar quieto! LIMPA CÚS.

Anónimo disse...

Realmente fico triste com algumas coisa que leio... sou Auxiliar e de verdade que não me considero "burra" "carniceira" e muito menos dou a minha opiniao juntando meia duzia de palavroes...isso sim é triste!!! Fui eu que escolhi esta profisão quando completei o 12º e realmente nunca me tinha apercebido destas"guerrilhas" Não entro em "lutas" mesquinhas com enfermeiros, mas sei que a antiga luta entre enfermeiros e médicos se está a voltar para os Auxiliares de Acção Médica. Penso que muitos Enf. não se apercebem da nossa importancia no serviço de saúde... somos nós que os apoiamos em todos o trabalho... fazemos limpeza, damos refeições, fazemos higienes,fazemos transportes, prestamos cuidados, vamos a morgue,recebemos e transmitimos recados fazemos servico administrativo,recebemos e encaminhamos visitas... etc...etc... ou seja, somos o suporte de trabalho dos enfermeiros. Somos os primeiros a levar insultos,não temos direitos só deveres e na realidade nem temos ninguem que nos defenda. nao podemos ter um dia menos bom porque apesar de tudo temos que ter ética,sorrir e tratar bém.E meus senhores o que levamos ao fim do més são 450€. Não se apercebem que se queremos ter mais formação não é para tirar o lugar a ninguem,esta servirá para fazermos bem e melhor o nosso trabalho, para não fazemos só por fazer... para não ficar com o rótulo que muita gente "metida a importante" nós dá.Não é minha intenção fazer trabalho de enf. mas por vezes são esses mesmos enf. que nos pedem para o fazer.não concordo que o governo contrate A.A.M. para substituir enf. porque cada um tem as suas funçoes... mas por favor não desvalorizem a nossa categoria. Neste nomento um Hospital sem A.A.M. não funcionava...

Anónimo disse...

So tenho uma coisinha a dizer relativamente a substituiçao de enfermeiros por a.a médica. Nem todas as pessoas que sabem ler vão dar aulas... certo???? POIS É CADA MACACO NO SEU GALHO... AFINAL, NAO QUEREMOS DIMINUIR A ESPERANÇA MÉDIA DE VIDA!

Anónimo disse...

kem é este cavalo de troia?

Anónimo disse...

vê-se perfeitamente que o meu amigo, além de ser um fustrado na carreira que tem, é também mal informado, recorde-se que se não fossem os auxiliares de acção médica o Sr Enf. não passava de um lambe botas dos Srs Drs, pois não teria hierarquicamente nimguém abaixo de vª Excª, no seu cursinho ensinaram-lhe como começou a enfermagem? e a carreira de AAM sabe quando começou? só é um pouco mais antiga logo merece respeito, já agora, qual é o seu medo, é que a sua carreira está estagnada e não tem margem de progressão e terá de se criar uma careira intermédia de onde virão os auxiliares mais qualificados, é capaz de ser esse o seu medo? o seu e o de mais uns milhares de enf., meu amigo não desrespeite os auxiliares, pq para sua informação eu sou licenciado em filosofia onde só fiz mais um ano que o Sr Enf, e agora estou no 3º ano de antropologia, mas como de empregos está muito mau trabalho como AAM num hospital publico, pois foi uma oportunidade que surgiu e não a desperdicei, isto para lhe dizer que tenho um pouco de mais habilitações que Vª Excª, e sou auxiliar, ainda assim os que têm o 2º,3º,4º,ou 9º ano merecem tanto ou mais respeito que eu, pq a maior parte deles já têm idade para ser seus pais ou avós. meu amigo respeite para ser respeitado.

Anónimo disse...

Não concordo nada com o que acabei de ler!
É de lembrar que existem trabalhos exclusivos dos AAM e portanto não são os senhores enfermeiros queo vão fazer. A vossa opinião sobre o nosso trabalho chega ao ponto de o desvalorizar e tanto eu como os senhores enfermeiros sabemos o quanto é importante um AAM. Como s costuma dizer "Não falem de barriga cheia"