quarta-feira, agosto 01, 2007

Deixem Jogar o Mantorras



No Início desta semana houve um acontecimento histórico que marcou indelevelmente a Sociedade Portuguesa e Angolana em particular e a Comunidade Benfiquista em geral… Pedro Mantorras lançou o seu livro!!!

De facto o Mundo do desporto nos últimos tempos tem tido destes fenómenos, pois imensos livro de desportistas, treinadores e companheiras de presidentes nortenhos, têm o dom de emancipar a nossa biblioteca pessoal, que todos possuímos na nossa humilde casa.

A realidade é que este novo negócio é benéfico para todos… para os jornalistas que os escrevem, pois vêem a sua reputação a aumentar, para os protagonistas que vêem assim mais alguns cêntimos a entrarem para as suas carteiras e para os pobres leitores, que se vêem na obrigação de comprar tais obras literárias, pois a tentação e o desejo de saber mais, é muito maior do que a tão nobre e solene ingenuidade.

De facto, este era o livro que faltava numa prateleira de um bom benfiquista, visto que muitas obrigações devem os benfiquistas a Pedro Mantorras, pois apesar do seu futebol aguerrido, o seu estilo vistoso e as suas fintas atabalhoadas, sempre teve o seu pé canhão preparado para bombardear as balizas adversárias, livrando esse mítico clube de muitas derrotas inevitáveis.

Este Homem tal como outros é a prova viva de que com esforço, dedicação e humildade, se consegue chegar ao topo e atingir objectivos que outrora permaneciam inalcançáveis.

Em Luanda, perdeu os pais muito novo e teve uma infância terrível, tal como muitas outras crianças angolanas. Conseguiu despontar para o futebol no Alverca que o foi buscar, depois deste ter participado no Campeonato Mundial sub-20 e ficou célebre num jogo com o Sporting, em que marcou dois golos a Peter Schmeichel. Nesse mesmo ano, teve propostas do AC Milan, F. C. Porto e Sporting e chegou a ter tudo acertado com os leões, o seu clube do coração… mas o destino acabou por ser o rival Benfica.

Acontece que a vida deste Angolano não foi fácil.

Apesar de consagrado pelos Benfiquistas, era temido pelos adversários e daí que tenha ficado no nossa memória auditiva, a afamada frase “DEIXEM JOGAR O MANTORRAS”, que ficou protagonizado durante um jogo entre o Varzim e o Benfica…

Pedro Mantorras tudo fez para singrar no futebol Português, mas uma lesão grave quase o retirou das competições… até que tal como Fénix renascida das cinzas, regressou e agora quer voltar aos seus melhores anos de futebolista…

Fica aqui a homenagem a esse Homem que apesar de todos os interesses, de todas os dramas que viveu, definitivamente, já “escreveu uma página” incontornável no desporto Português.

1 comentário:

Anónimo disse...

não li o livro... (nem faço tensões de o fazer...) mas, definitivamente, deixem o homem jogar!! se não qualquer dia para além de se dedicar à escrita (ou melhor dizendo, a emprestar nome, imagem, história de vida e sabe-se la mais o quê ;) aos tais jornalistas) contemplar-nos-á com outras obras primas de sua autoria... talvez umas musiquinhas, pinturas, receitas culinárias, uma novela, quem sabe... não duvidando da capacidade do rapaz, claro! está giro o post! e não conhecia a musica do "deixem jogar o mantorras"! eheh para quando o próximo? olha o um link para o meu blog ali nos "doentinhos amigos"! oba! oba! ;)