quarta-feira, agosto 20, 2008

Isto é Cultura!!! (embora pareça estupidez...)


Hoje enquanto limpava a minha Casa-de-Banho, (sim… hoje foi o dia das limpezas aqui por casa…) olhei com um ar profundo e inquietante para essa bela peça sanitária, que é o BIDÉ

Isto tudo porque tenho o meu bidé estragado, desde o dia em que vim morar para cá e como tal, nunca foi utilizado por mim… mas mantenho-o sempre limpo e livre de bactérias… faz de conta que é de estimação!!!

Comecei então a divagar em pensamentos dispersos e incoerentes sobre a origem do bidé… rapidamente cheguei a conclusão de que só poderia ter origem em França… quanto mais não seja pela própria palavra em si… mas quem foi o seu inventor?

Pois é, após uma pesquisa no fantástico mundo cibernético… encontrei algumas respostas para as minhas perguntas…

Marc-Antoine Jacoud é conhecido como o inventor do bidé. Uma invenção francesa do final do século XVII ou do começo do XVIII, embora não se saiba exactamente a data e o inventor.

Existem teorias de que seu inventor seja Christophe Des Rosiers. Marceneiro da Família Real Francesa, pois a rainha de França, segundo ditos da própria história, sentia-se "suja", em não ter um recipiente para lavar as suas partes íntimas, encomendou tal peça aos marceneiros reais, os quais montaram uma peça em madeira, adaptada ao seu corpo.

A mais antiga referência escrita de que se tem notícia, a respeito do bidé data de 1710, mas só por volta de 1900, graças às melhorias dos sistemas de canalização das cidades, o bidé saiu do quarto e foi para o banheiro.

Aahh… um momentinho de cultura tão lúdico…

Agora se experimentarem ler o texto com os tiques do José Hermano de Saraiva, tudo fará sentido…

Meeus Amigooos... estamos aquiii... ;P



PS: lembrei-me agora de uma anedota que envolve bidés... huuumm se calhar não tem piada!!!

Sem comentários: