sábado, setembro 27, 2008

Na Cozinha Com...

Mais umas das minhas muitas demandas pelo mundo da cozinha... desta vez deu-me para a doçaria!!!

BOLO DE ANANÁS:

Ingredientes
:
6 ovos
8 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de farinha
1 colher de chá de fermento
Caramelo
Rodelas de Ananás de lata (em calda)

Modo de confecção:

Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo... (antes de separar as claras, confirme que tem um batedeira eléctrica em casa... caso contrário vão ter que bater as gemas com dois garfos... tipo eu :D )

Junte as gemas com açúcar e bata até obter um creme branco, e depois misture o fermento, as claras e a farinha. Mexa tudo muito bem.

Unte uma forma com manteiga, polvilhe o fundo com caramelo e rodelas de ananás de lata.

Deite o preparado na forma e leve ao forno a 180ºC até estar cozido (perto de 30 minutos)

Dica: para ver se o bolo está cozido ou não... utilize um palito... se colocar um palito no bolo e ao retira-lo ver que ele ainda vem húmido, é sinal que o bolo ainda não está totalmente cozido!

Claro que vos deixei de água na boca... e estão deveras interessados em ver o resultado final... pois... hei-lo:


Looool... parece que tive um certo problema em tirar o bolo da forma... ou então foram as claras que ficaram mal batidas... Bem o que é certo é que o bolo estava muito bom... tirando o facto de se ter de comer aos bocadinhos e não as fatiaszinhas...

... ao menos a massinha de marisco para o jantar, ficou muito melhor que o bolo...


eheh...

4 comentários:

filipa disse...

ME-DO!! mas bater claras em castelo com dois garfos é dose... missão meio impossível, diria...

Nunito disse...

Nunca bater claras em castelo foi tão divertido :(...

Como não tinha nem batedora eléctrica, nem "aquela coisinha que eu não sei o nome"... pensei hummm... que tal um garfo...

Ao final de 30 min, já me andava a doer o ombro de tantos movimentos circulares!!!

Então surgiu-me uma nova ideia luminosa... hummm e que tal utilizar 2 garfos únidos... sempre criava algo parecido com "aquela coisinha que não sei o nome"... ao final de 5 minutos lá comecei a ver as claras a crescerem a olhos visto...

Depois de mais 30 min sem ter grande evoluções... desisiti!!!

Claro que as claras não ficaram tão fofas como seria de esperar e provavelmente foi isso que fez com que o bolo ficasse com esse aspecto...

Mas pronto... o sabor tava lá... saborozissimo... agora quando chegar a casa vou acabar com o resto eheh...

... Já dizia o meu avó... "Quem não é desenrascado passa fome!"

Posso não ser um ÁS na cozinha... mas para rapaz... desenrasco-me muito bem!

Fome não passo :p

Anónimo disse...

Bem não te perdoo caro colega de serviço e de casa...Fizes-te um bolo com a minha forma e no meu prato e nem uma fatia ofereces-te...Muito mau...Se o menino tivesse perguntado eu teria arranjado o misturador que está la em casa...Não te desculpo...A mim bem me cheirou o bolinho... Té

Nunito disse...

loool... hummm... pode ser que te recompense com um bolinho de chocolate feito no micro-ondas feito dentro de uma caneca... (é só criatividade e imaginação...)

Dizem que é muito bom...

:D