segunda-feira, março 30, 2009

Na (Cú)zinha com...

ihih...

Há algum tempo que não coloco nenhum artigo de culinária aqui no blog... e eu já ouvi dizer que anda por aí muitos rapazinhos solteiros, desesperados e esfomeados a pedirem mais conselhos meus... por isso aqui vai...

Hoje vou-vos presenciar com um prato tipicamente italiano (váaa)... mas claro com invenções minhas... sim porque na cozinha não existem normas... o ideal é experimentarem um pouco de tudo, juntarem sabores e ei-lo... o prato surge naturalmente.

Tenho andado a trabalhar que nem um enfermeiro desalmado (ultimamente tenho andado muito pelas urgências... ah pois... dinheirinho do bom =D) e não tenho tido muito tempo para cozinhar decentemente, mas hoje, depois de 16h de trabalho, acordei por volta das 21h e comecei a dar asas à imaginação... e pronto... fiz isto:


Lasanha Bolonhesa:

Ingredientes:

  • Folhas de massa de lasanha
  • Massa de Tomate
  • 1 Cebola
  • 2 Dentes alho
  • Cogumelos
  • Azeite
  • Vinho branco
  • Molho Bechamel
  • Carne picada
  • Bacon
  • Queijo
  • Sal
  • Pimenta

Modo de Confecção:

Peguem num tacho e façam um refogado à maneira =)... azeite, cebola (gentilmente) picada, e os dentinhos de alho lá para dentro... (e blablabla... refogado é sempre igual) quando a cebola tiver lourinha... pimba... juntem os cogumelos, o bacon, a carne picada e vão mexendo para apurar... quando sentirem aquele cheirinho tipo "eh pá isto está mesmo bom... sou um espectáculo" juntem-lhe a massa de tomate e um bocadinho de vinho branco (um bocadinho seus bêbedos)...

Vão mexendo até verem se carne está bem cozida e aquele molhinho está 5 estrelas e temperem com sal e pimenta...

Em seguida, pré-aqueçam o forno a 180º para não haver choques térmicos na segunda fase do prato... dizem que a comida, o sabor e o camandro sofrem alterações...

Enquanto o forno aqueçe e não aqueçe, peguem numa forma pirex e coloquem carinhosamente as folhas de massa de lasanha no fundo da forma.

Peguem no tacho que anteriormente estava ao lume e coloquem o preparado da carne sobre essa folha, em seguida coloquem o molho bechamel e queijo ralado... mais uma vez coloquem outra folha de massa de lasanha e o mesmo procedimento, carne... molho bechamel, quejo ralado... repitam este passo 2 ou 3 vezes (mas não sejam gulosos) e concluam o topo com uma folha de massa de lasanha.

No topo desta, juntem-lhe um queijo italiano qualquer que gostem... se não tiverem pachorra para isso, podem mesmo meter um queijinho dos nossos que não faz mal nenhum... ah e molho bechamel...

Levar a forma ao forno e esperar uns 50 minutos... e voilá... é (espero que melhor... loool) este o resultado final:


(eh pá... acabou-se-me o queijo, tive que improvisar com fiambre e foi guloso no bechamel nas camadas... esqueci-me de guardar um bocado para meter por cima... mas olha, o jantar foi mesmo só para mim... por isso não dei muita importância... até porque a lasanha estava deliciosa... o sabor esta lá todo!!!)

Notas importantes:

Para quem não tem jeito para fazer molho bechamel (não é nada de outro mundo... farinha, margarina, leite, sal e pimenta), existem pacotezinhos já preparados para o efeito... e quanto às folhinhas de massa de lasanha... existem algumas marcas cujas as folhas necessitam de ser cozidas antes de serem colocadas no forno... quando comprarem leiam as indicações (também nada de especial água, sal, folhas lá para dentro e pronto)

Como vêem é um prato que demora algum tempo a fazer, por isso se convidarem a amiga para ir jantar lá a casa, não se esqueçam de preparar o prato com antecedência não vá ela fugir da sala com tanto tempo de espera... e claro... não se esqueçam das entradas e da sobremesa! duas coisas essenciais... mas isso fica para a próxima vez!

Bom apetite!!! ;p

Sem comentários: