quinta-feira, janeiro 22, 2009

Preciosismos...


Eu sei que a língua portuguesa é traiçoieira... mas bolas, somos portugueses e devemos utilizar correctamente a nossa língua... às vezes damos calinadas... ninguém é perfeito, mas pelo menos utilizemos os termos correctos para nomear acertadamente as coisas... senão vejamos:

Estava eu sossegadinho na rodoviária (ou estação de camionagem... como se diz para os lados de Albufeira) à espera que chegasse a minha vez para comprar o bilhete que me daria o direito a conquistar uma fantástica viagem de regresso a faro, quando uma senhora se colocou paralelamente a mim...

Algo dentro de mim me dizia que ela me ia perguntar qualquer coisa e até já estava a adivinhar o que era:

- Olhe está na "bicha"?

É pá eu juro que me roí todo... podia simplesmente dizer que sim e pronto ficava tudo bem... mas foi mais forte que eu...

- Não, não estou na "bicha"... estou na fila!!!

A senhora fulminou-me com um olhar devastador... mas é páaa teve que ser... é fila que se diz... aliás fila indiana... não é "bicha"!

"Bicha" será outra coisa qualquer... um bicho do sexo feminino, um gay, ou homossexual... sei lá!
Certamente não será um conjunto de pessoas estratégicamente colocadas uma atrás das outras com o intuito de atingir um objectivo ou chegar a um lugar.

Se calhar (e isto já sou eu a teorizar) talvez seja uma influência francesa... digo isto porque uma das palavras que aprendi quando estive em paris foi bouchon... que significa fila... (ensinada pela Charlotte... que é uma fofa!) Mas isto sou eu a estupidificar o termo...

O que é certo é que o "meu" preciosismo de nada serviu de lição a esta senhora, pois passado exactamente 1 minuto chega um outro senhor que se coloca ao lado dela... e ela muito prontamente diz: "Ponha-se na bicha"... enfim... não vale a pena... mais um caso perdido na sociedade portuguesa!

Já agora convém dizer que segundo esta ordem de ideias a "bicha" que estava a provocar a fila... era um senhor dos seus 70 anos que esteve uns 15 minutos a pedir informações sobre o expresso que deveria apanhar para ir ao luxemburgo ter com o filho... acho que chamar "bicha" a um idoso, que apesar de taralhoco, até parecia ser simpático... é de mau gosto!

Sem comentários: