quinta-feira, março 18, 2004

As Histórias do Avozinho

Hoje vou abrir um espaço dedicado aos mais novos.

Intituleio de: "As histórias do Avozinho", já que são histórias como estas, que nos fazem relembrar as nossas infâncias, quando estávamos na casa dos nossos avôs e estes nos contavam histórias para adormecer (Bem!!! falo por mim!!!).

Estas histórias, embora sejam semi-escritas por mim (já que me inspirei noutras já existentes), pertendem ser como um despertar de atenção para todos nós (e se houver algum pequenito que as esteja a ler, um bom ensinamento para a sua vida futura).

CANDEIAS QUE VAI ADIANTE

No Inverno faz frio, cai a neve (em alguns sítios...). Mas a formiga está quente. Que importa que o vento uive, que chore, que se lamente? Nos dias lindos de Verão sabe tão bem trabalhar!!! (já vão perceber porquê). O Sol ilumina a terra, e a formiga, grão a grão, fartou-se de enceleirar.

Agora que a chuva cai, que a neve com alvo manto cobriu todos os caminhos, a formiga, descansada, muito quentinha em seu canto, vai fazendo jantarinhos.

Tem a casinha arrumada. O frio não chega até lá. De Verão correu apressada, mas agora, regalada, a despensa recheada, vive que nem um paxá (espero que saibam o que é!!!).

No fogão arde uma brasa. A mesa está bem posta - e bem posta- até abre o apetite. Do que é bom sempre se gosta... Lá fora a noite está escura (não se vê, não há janela...), mas aqui não há negrura, a luz ilumina a casa.

Por isso meus amiguinhos, sigam este bom conselho, que lhes dá quem já é velhinho (pois...) O que é Verão para a formiga, para nós é mocidade. Façam todos como ela, trabalhem enquanto há Sol, em novos, na vossa idade. Depois, quando for Inverno, quando a velhice vier, gozareis como a formiga e que bem há-de saber...

Ter um pezinho de meia, nem ralações nem cuidados, a dispensa sempre cheia, viver muito sossegados...

Trabalhai enquanto é tempo, não deixeis correr os meses. Lembrai-vos que há um ditado que é curto mas diz bastante: «Candeia que vai adiante... alumia duas vezes!!!»

Durmam bem!!!

Sem comentários: