quarta-feira, março 17, 2004

Educação Para a Saúde

Ontem contei-vos o que me aconteceu na casa de banho da escola onde estudo. (para quem não leu o artigo vá já imediatamente lê-lo!!! Eu disse já imediatamente!!!)

Foi então que depois de publicar o artigo me lembrei que, muitos de voçês não sabem como se formam esses peculiares gases intestinais, que nos saem pelo orifício mais a sul do nosso corpo (se calhar, até é o orifício mais importante que possuimos!!!).

Portanto, vou começar a minha primeira sessão de educação para a saúde, utilizando uma linguagem simples e assessível a todos nós.

Então cá vai:

PORQUE DAMOS PEIDOS?:

Quando comemos, engolimos por vezes, ar a mais. O oxigénio é, em parte, absorvido pelo organismo, os restantes gases passam para o intestino grosso com os alimentos não utilizáveis, que se transformam, pouco a pouco em fezes. Essas fezes acumulam-se no recto (que é um pequeno corredor no fim do intestino grosso). É aqui, que os gases que as fezes contêm, fazem pressão no anûs e é devido a essa pressão que surgem os Peidos.

PORQUE CHEIRAM MAL OS PEIDOS?:

O cheiro dos peidos é devido ao hidrogénio sulfuroso, um gás produzido no intestino grosso durante a decomposição dos alimentos. Alguns alimentos fermentam muito (como são os casos dos feijões brancos, couve...) e provocam, muitas vezes, peidos com um pivete horroroso.

COMO SE CHAMA UM PEIDO SILENCIOSO QUE CHEIRA MUITO MAL?:

Esse peido, temível para os que estão perto, é chamado uma bufa. (o que diz a bufa para o peido?... vai tu à frente porque tens buzina!!!)

PORQUE ARROTAMOS?:

Quando engolimos demasiado ar, ou depois de termos bebido uma bebida gasosa, o estomâgo incha. O ar sobe, então, pelo esófago (que é o tubo que liga a boca ao estomâgo) e nós expelimos esse ar sob a forma de arroto.

Pronto!!!

Está assim completa a minha pequena, mas útil sessão de educação para a saúde.

Espero que tenham ficado esclarecidos!!!

Pode ser que, num futuro próximo, faça mais acções como estas.

Sem comentários: